top of page

Indústria e CNPq firmam acordo para aproximar pesquisadores e setor produtivo

O Sistema Indústria e o CNPq assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de estudos, avaliações de políticas públicas e iniciativas de ampliação e inserção de pesquisadores no setor produtivo. O objetivo é fortalecer a inovação, a competitividade industrial e a interação entre academia e empresas no país.


A parceria terá duração inicial de dois anos, com vigência até julho de 2027, e prevê ações conjuntas como intercâmbio de informações, elaboração de estudos, monitoramento da empregabilidade de mestres e doutores e avaliação de programas estratégicos, como o Inova Talentos. Entre os resultados esperados, estão a criação de um painel nacional para mapeamento de pesquisadores de acordo com suas áreas de expertise e a identificação de bolsistas do CNPq que já atuam na indústria.

Segundo o superintendente do Observatório Nacional da Indústria, Marcio Guerra, a cooperação responde a uma demanda histórica do setor.


“A indústria tem o desafio de encontrar pesquisadores, então um dos produtos que vamos desenvolver é para facilitar essa busca. E a outra é o monitoramento da empregabilidade de mestres e doutores, o que já fazemos com o SENAI”, destacou.


Portal da Indústria

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page