top of page

Lançadas novas modalidades de seguro de crédito à exportação

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF) em conjunto com a Secretaria Executiva do Câmara de Comércio Exterior (SE -Camex), do Mdic, lançaram novas operações do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) para micro, pequenas e médias empresas agora, nas modalidades pós-embarque e pré + pós-embarque, produto ofertado através do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX), operacionalizado pelo Banco do Brasil. As novidades estão na lojinha da ABGF na Plataforma Brasil Exportação, da ApexBrasil, onde o exportador brasileiro poderá conhecer os produtos operados pela estatal brasileira.


Com a modalidade pós-embarque, o exportador brasileiro poderá ofertar maior prazo de pagamento ao comprador de sua mercadoria, tornando as exportações brasileiras mais competitivas e com o objetivo de estimular o comércio global.


A ABGF já opera o apoio à modalidade pré-embarque – em que o desembolso do financiamento ocorre anteriormente ao envio das mercadorias. O seguro pós-embarque conta com desembolso após o envio das mercadorias e o modelo pré + pós-embarque é a combinação de ambas as modalidades.


O seguro de crédito à exportação às MPMEs havia sido suspenso em 2019 e retomado em julho de 2024, como parte das ações para reestabelecer a atuação do sistema de apoio à exportação, reforçando seu papel essencial no suporte às exportações nacionais. O seguro protege o banco financiador do eventual inadimplemento e, assim, com a proteção, o banco tem mais condições de financiar o empreendedor brasileiro.


Com o enquadramento das MPMEs de faturamento de até R$ 300 milhões ao ano, os prazos das operações serão de 30 a 180 dias no caso do pré-embarque e até 2 anos para o pós-embarque e para o pré+pós-embarque.


As MPMEs têm grande importância na economia brasileira – somando os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, o Brasil teve 4.158.122 pequenos negócios abertos em 2024, melhor resultado da história. Dados do Sebrae mostram que os pequenos negócios representam 29,5% do PIB do Brasil, 80,1% dos empregos gerados e 1,18 milhão de novas carteiras assinadas.


A ABGF é uma empresa pública, criada como alternativa para provisão de seguros e garantias às empresas brasileiras exportadoras que não encontram soluções adequadas no mercado privado de seguros. O SCE, que segue as diretrizes da Secretaria Executiva da Camex, é uma garantia de cobertura das operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais, políticos e extraordinários, que não compromete o limite de crédito do exportador, facilitando, dessa forma, o acesso às empresas que possuem dificuldade em obter outros instrumentos de garantia.


Conheça a lojinha da ABGF na Plataforma Brasil Exportação e acesse a Cartilha explicativa sobre o seguro de crédito à exportação para MPMEs, através deste link: https://www.abgf.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/cartilha-MPME-pre-pos-versao-final-040225.pdf


ABGF


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page