PIB do Brasil cresce 0,4% no 2º tri, um pouco além do esperado
- abrameq
- 2 de set.
- 1 min de leitura
O PIB brasileiro subiu 0,4% no segundo trimestre de 2025 ante o trimestre imediatamente anterior. O PIB totalizou R$ 3,2 trilhões em valores correntes. Pela ótica da oferta, as altas dos setores de Serviços (0,6%) e da Indústria (0,5%) compensaram a variação negativa da Agropecuária (-0,1%). Pelo lado da oferta, o Consumo das Famílias cresceu 0,5%, enquanto o Consumo do Governo caiu 0,6%, e Investimentos recuaram 2,2%.
O número foi levemente acima do esperado. A expectativa apurada em pesquisa feita pela Reuters era de expansão de 0,3% entre abril e junho sobre o primeiro trimestre, devido à retração na produção agrícola e à produção industrial mais fraca. Na base anual, esperava-se alta de 2,2%.
Exportações de bens e serviços subiram 0,7%, enquanto as Importações caíram 2,9% em relação ao primeiro trimestre de 2025. O desempenho positivo na Indústria se deve ao crescimento de 5,4% na atividade Indústrias Extrativas. No entanto, houve retração nas atividades Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-2,7%), Indústrias de Transformação (-0,5%) e Construção (-0,2%).
InfoMoney





Comentários