Portos RS inicia dragagem para retomar calado original do Porto do Rio Grande
- abrameq
- 2 de out. de 2025
- 1 min de leitura
A Portos RS iniciou nesta quarta-feira (1º) a dragagem para retomar o calado original do Porto do Rio Grande, que é de 15 metros e foi alterado como consequência das enchentes de 2024. O investimento, de R$ 432 milhões, será custeado com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), que fazem parte de um pacote de R$ 731 milhões destinados à dragagem de hidrovias gaúchas.
A estimativa é de que 15 milhões de metros cúbicos de sedimentos sejam retirados dos cerca de 30 quilômetros da hidrovia. As obras, para isso, deverão durar pouco mais de um ano, tendo sua finalização estimada entre o final de outubro e o início de novembro de 2026, conforme o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.
“Todo esse trabalho vem para recuperar a navegabilidade, a segurança e a eficiência desse modal tão importante que é o aquaviário. Então, é uma obra fundamental, porque vai garantir que os navios possam navegar seguramente e ter confiabilidade, podendo vir grandes embarcações para o nosso complexo portuário e tendo garantia de acesso, movimentação e operação sem restrição”, considera Klinger.
Jornal do Comércio





Comentários