top of page

Portugal exporta 90% da sua produção de calçado

A indústria portuguesa de calçado garante que o trabalho que tem feito para diversificar os mercados tem valido a pena. É atualmente um dos clusters de calçado mais conceituados do mundo e exporta para cerca de 170 países. A indústria portuguesa de calçado exporta cerca de 76 milhões de pares de calçado por ano, o que representa 90% da sua produção total e coloca o país como um dos maiores exportadores em termos relativos a nível mundial.


Entre os mercados que recebem calçado português estão, em primeiro lugar, Alemanha, França e Holanda. Na Europa também se destacam Espanha e Reino Unido. Mas o calçado proveniente de Portugal também chega a países como Anguila, Madagáscar, Libéria e Zimbabué.


Segundo Luís Onofre, presidente da APICCAPS, o sucesso do calçado português produz-se graças “à capacidade de resposta, à qualidade e ao excelente serviço da indústria”. O gestor destacou que o país “é um dos 20 mais seguros do mundo para fazer negócios” e acrescentou que “a indústria portuguesa está em constante evolução e quer ser uma referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis”.


Aliás, a Associação está a realizar um programa de sensibilização sobre práticas sustentáveis nas escolas. “Esta é uma grande oportunidade para apresentar a indústria do futuro e sensibilizar os jovens para a sustentabilidade desde cedo”, afirmou Paulo Gonçalves, coordenador do programa que envolve mais de 80 casas de estudo.


Couro América


bottom of page