top of page

Produção brasileira de calçados deve crescer em 2024

A produção de calçados deve crescer entre 0,9% e 2,2% em 2024, em relação ao ano passado, conforme dados divulgados pela Abicalçados. Com impulso importante do consumo doméstico, a produção deve ficar entre 873,4 milhões e 884,6 milhões de pares, o que mantém o Brasil como quinto maior produtor de calçados do mundo, o maior fora da Ásia.


O consultor setorial Marcos Lélis destacou que, embora a recuperação do setor esperada para 2024 seja baseada no mercado interno, o cenário internacional deve melhorar a partir da segunda parte do ano, principalmente em função da recuperação da economia dos Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior. Tendo crescido 2,5% no ano passado, a economia norte-americana deve crescer mais 2,7% em 2024, isso em um ambiente de pleno emprego e com consumo doméstico em crescimento. Por outro lado, as previsões para 2024 apontam para revezes em mercados também relevantes para o calçado brasileiro, com crescimentos pífios das economias da Zona do Euro (+0,8%) e Colômbia (+1,1%) e uma queda importante no PIB argentino (-2,8%).


Segundo a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, o cenário externo para o calçado brasileiro não deve ter mudança significativa em 2024. Para o ano, mesmo com a melhora do mercado norte-americano, os embarques brasileiros devem cair. “Vêm ganhando espaço nas importações norte-americanas, principalmente, países asiáticos como Vietnã, Indonésia e Camboja”, conta Priscila. Para 2024, a projeção da Abicalçados é de que as exportações brasileiras de calçados caiam entre 5% e 9,7%, em pares.


Diferentemente das exportações, o consumo aparente de calçados deve crescer em 2024. Conforme dados projetados pela Abicalçados, o mercado doméstico de calçados pode crescer entre 2,4% e 3,8% em 2024.


Comunicação da Abicalçados



bottom of page