Tarifaço impacta no desempenho da indústria gaúcha em agosto
- abrameq
- 9 de out.
- 1 min de leitura
O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) registrou queda de 1,9%, em agosto, na comparação com julho, segundo levantamento divulgado pela FIERGS. O recuo ocorre no primeiro mês de vigência das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e representa a maior retração desde maio de 2024, quando o estado enfrentou a pior enchente de sua história.
A queda reflete o desempenho negativo dos principais componentes do índice. O faturamento real teve a maior redução, de 4,7% em relação a julho. As compras industriais recuaram 2,3%, as horas trabalhadas na produção diminuíram 1,3% e a utilização da capacidade instalada caiu 0,6 ponto percentual, passando de 79,7% para 79,1%. A massa salarial real registrou queda de 0,6% e o emprego, de 0,3%.
Na comparação com agosto do ano passado, o IDI-RS apresentou retração de 4,3%. Os indicadores ligados ao mercado de trabalho, como emprego (1,5%) e massa salarial real (3,6%), ainda mostraram avanço. Já os componentes mais diretamente associados à atividade produtiva tiveram forte recuo, com destaque para as compras industriais (-11,7%), o faturamento real (-6,8%), as horas trabalhadas (-4,8%) e a utilização da capacidade instalada (-1,5 ponto percentual).
Comunicação da FIERGS





Comentários