top of page

Triplica número de empresas em recuperação judicial no RS

No ano que terminou, 110 empresas tiveram pedidos de recuperação judicial aprovados no Rio Grande do Sul. O número triplicou, se comparado com o ano anterior. Em 2022, foram 38 pedidos aprovados. Também aumentaram, porém em ritmo menor, os pedidos de falência, de acordo com o levantamento da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande Do Sul (JucisRS). Se em 2022, 25 empresas pediram falência, esse número dobrou para 50 no ano passado.


O movimento não aconteceu apenas no Estado, mas em todo país, conforme levantamento do Serasa Experian. O ano passado, principalmente o segundo semestre, ficou marcado como sendo bastante difícil para as empresas.


Os motivos são diversos, dizem analistas. O mais determinante, no entanto, pode ser em função da chamada “ressaca da pandemia”. O processo de tomada de crédito teve aumento em 2020 e 2021, período com alta taxas de jutos. Houve uma injeção bastante forte no mercado de programas de auxílio às empresas, com os bancos refinanciando dívidas. No entanto, foram refinanciamentos de curto prazo, apenas para elas tentarem ter fôlego, segundo avaliação da advogada Gabriela Martines, do escritório TozziniFreire.


Jornal do Comércio




bottom of page