top of page

Vendas de calçados aumentaram na Alemanha

De acordo com estimativas iniciais da Associação Alemã de Comércio de Artigos de Couro e Calçado Têxtil (BTE), as vendas a retalho de calçado na Alemanha aumentaram no ano passado cerca de 4%, ou 480 milhões de euros, para 11,6 mil milhões de euros (incluindo IVA). “No entanto, as vendas ainda estão quase 1,5% abaixo do nível pré-pandemia de 2019”, disse o diretor-gerente da BTE, Axel Augustin, na conferência de imprensa HDS/L na feira de calçados em Düsseldorf.


As vendas nas lojas aumentaram quase 8%, mas ainda são cerca de 6% inferiores às de 2019. “No entanto, estamos a observar grandes diferenças em todo o setor retalhista, dependendo da localização ou do conceito de negócio. O espectro varia desde vendas recordes até encerramentos de empresas ou falências devido ao aumento acentuado dos custos e grandes perdas de activos durante os encerramentos forçados da Corona”, acrescentou Augustin.


Os pedidos por correspondência e o varejo on-line perderam vendas no ano passado. No entanto, devido à forte recuperação nos anos corona de 2020 e 2021, o BTE estima que será cerca de 40% superior ao de 2019. “Assumimos que as encomendas por correspondência representaram quase um quarto do mercado total de calçado no ano passado”.


World Footwear



bottom of page