top of page

Acordo apoia internacionalização de empresas brasileiras

há 4 horas
2 min de leitura

Parceria prevê ações para ampliar exportações, diversificar mercados, aprimorar a defesa comercial e preparar empresas para competir internacionalmente.


O Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) assinaram nesta quarta-feira (16), em Brasília, um acordo de cooperação técnica para fortalecer a competitividade internacional das empresas brasileiras.


A parceria terá vigência de dois anos e reúne ações voltadas à ampliação das exportações, diversificação de mercados, defesa comercial, internacionalização empresarial e melhoria das condições de acesso a mercados externos.


O acordo busca aproximar as capacidades técnicas e institucionais do governo e do setor produtivo para enfrentar um cenário de comércio internacional marcado pelo aumento de barreiras comerciais e mudanças nas cadeias globais de produção.


“O comércio internacional está cada vez mais complexo e exige das empresas capacidade de adaptação, inovação e conhecimento sobre diferentes mercados. Isso também é política industrial. Essa parceria fortalece a articulação entre governo e setor produtivo e ajuda a ampliar a presença da indústria brasileira no exterior”, explica o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban.


O acordo estabelece quatro eixos de atuação: governança, diálogo e articulação institucional; produção de conhecimento, inteligência e formulação de propostas; desenvolvimento e apoio à capacidade exportadora; e capacitação e desenvolvimento de competências.


Entre as ações previstas está a criação de um grupo de diálogo sobre mecanismos de defesa comercial, além da realização de estudos e diagnósticos, mapeamento de mercados estratégicos, criação de metodologias para diversificação das exportações e análises sobre sistemas de crédito, garantias e seguro à exportação. Outro foco da parceria será o fortalecimento da capacidade exportadora das micro, pequenas e médias empresas.


“Queremos fortalecer a capacidade exportadora brasileira e oferecer melhores condições para que mais empresas possam participar do comércio internacional. Com o acordo estamos criando condições para uma indústria brasileira mais competitiva e um canal permanente de cooperação para identificar desafios e oportunidades”, explica o ministro Márcio Elias Rosa.


Portal da Industria

Foto: Gilberto Sousa / CNI
Foto: Gilberto Sousa / CNI

 
 
 

Comentários


bottom of page