top of page

FIERGS projeta PIB do RS em alta de 2,9% em 2026

A FIERGS projeta uma retomada no crescimento da economia gaúcha em 2026, com alta do PIB estimada em 2,9%, ante os 1,6% de 2025. No ano passado, o aumento foi de 4,9%.


A atividade econômica deverá ser levantada pela cadeia do agronegócio, com a previsão de uma boa safra após anos consecutivos de eventos climáticos extremos e com o PIB do agro crescendo em 17,6%, após uma estimada queda de 4,7% em 2025. Os dados foram compartilhados em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 9 de dezembro.


No Brasil, entretanto, embora o agronegócio deva ter um bom desempenho, é esperado no ano que vem um crescimento menor, causado por uma leve retração econômica. Assim, enquanto o PIB do País cresceu 3,4% em 2024, a Fiergs projeta um crescimento de 2,1% ao final deste ano e de 1,9% em 2026.


O cenário econômico nacional é complementado com um esperado aumento da inflação, uma lenta redução da Taxa Selic e aumento da dívida pública, conforme o economista-chefe da Federação das Indústrias, Giovani Baggio.


Jornal do Comércio

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page