top of page

Movimento Selo DRGS reconhece empresas e parceiros na Zero+

  • abrameq
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

O movimento Selo DRGS, promovido pelo setor calçadista e liderado pelo Sindicato da Indústria de Calçados do RS (Sicergs), segue ganhando força como uma iniciativa estratégica de valorização da identidade, da autenticidade e da capacidade produtiva do calçado desenvolvido no Rio Grande do Sul. Essa consolidação foi evidenciada durante a Zero+, feira calçadista que, pela primeira vez, ocorre na Fenac, em Novo Hamburgo, após edições anteriores em Gramado.


Na terça-feira (18), dentro da programação da Zero+, foi realizado o evento “Selo DRGS Reconhece”, que destacou o papel do movimento como agente de união e promoção das marcas gaúchas no mercado nacional e internacional. A coordenadora de projetos do Sicergs, Isabel Fabiane Seewald Sudekum, apresentou um histórico da iniciativa idealizada pelo presidente da entidade, Renato Klein, lançada em 2024.


Fruto de uma parceria com a Gampi Casa Criativa, o selo foi criado como um elemento visual capaz de representar e identificar produtos desenvolvidos no Estado. “O Sicergs tem abrangência estadual, entretanto não contempla todos os municípios. Para que o objetivo de fortalecer a indústria do RS se cumprisse, entregamos aos 12 Sindicatos Patronais o Manual de Identidade Visual, para que contemplem as empresas da sua base e, assim, todos os municípios do nosso estado sejam contemplados com a chancela do selo”, explicou Isabel.


Desde o lançamento, o movimento vem ampliando seu alcance com novas ações e parceiros. A FIERGS concedeu chancela institucional e financeira, e outras entidades também apoiaram a iniciativa: Sebrae, Assintecal, Abrameq e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).


Durante o evento, 18 marcas integrantes do movimento foram homenageadas: Andine, Bebecê, Bolsas Cordi, Bolsas Sagga, Capelli Rossi, Conforto, Fillon, Infinitu's, Ipadma, Jorge Bischoff, Madre Floé, Parabela, Paraonda, Piccadilly,  Qleve, Stéphani Classic, Valentina, Variettá e W Designer. As empresas receberam troféus entregues pelo Sicergs e por sindicatos parceiros, como o de Três Coroas, representado pelo presidente Márcio Port dos Santos e pelo executivo Juliano Mapelli, e o de Novo Hamburgo, representado pelo presidente Paulo Ricardo da Silva.


Outras sete empresas passaram a integrar o movimento entre outubro e novembro: Catri Bolsas, Menta e Hortelã, Pégasus Bordados, N Maria, Conceito Bartzen, Usitec Matrizes e TinnaK. Com esses novos ingressos, 25 empresas já fazem parte do Selo DRGS. Em breve, será lançado o site oficial da iniciativa, reunindo informações sobre as marcas participantes, as ações desenvolvidas e os propósitos do movimento, ampliando a visibilidade e o fortalecimento das indústrias que apoiam a causa.


O encontro contou ainda com palestra do publicitário Maicon Dias, da Gampi Casa Criativa, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da identidade do Selo DRGS, que abordou conceitos de branding e a construção de marcas de valor, além de apresentar a concepção criativa por trás do selo.


Comunicação da FIERGS


Foto: Dinarci Borges
Foto: Dinarci Borges

 
 
 
bottom of page