top of page

Três mudanças podem aumentar competitividade da Região Sul

Um dos objetivos da Jornada Nacional de Inovação, projeto liderado pela CNI e o Sebrae, é mapear desafios e iniciativas em transição ecológica, transformação digital, com um olhar atento à realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs).


Nesta quinta-feira (2), após meses percorrendo 11 cidades do Sul do país, por onde a caravana percorreu todos os estados brasileiros, especialistas, empresários e autoridades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se reuniram para fazer um balanço de encerramento da passagem do projeto pela região.


Para três grandes pontos de desafios - incentivo a ações sustentáveis, colaboração entre universidade, indústria e governo; e fortalecimento de gestão e políticas públicas - há alguns consensos sobre como superá-los, no sentido de alavancar incentivos e aprimorar políticas de inovação:


Incentivar ações sustentáveis e de economia circular (19%) - elaboração de benefícios fiscais e diretos, como a redução do IPI para produtos reciclados, transformação de resíduos em produtos de alto valor agregado, regular o mercado de carbono e fomentar cadeias de valor sustentáveis.


Fomentar a colaboração entre academia, indústria e governo (17%) - fortalecimento do diálogo,incentivo do uso do Marco Legal da Inovação, incentivo dos arranjos em cadeias produtivas, atualização dos planos estratégicos nacionais, como o PNCT&I e fortalecer Conselhos Municipais de Inovação.


Fortalecer a gestão pública e as políticas de Estado (12%) - incentivar a modernização e maior digitalização da administração pública em todos os níveis e todas as recomendações do item anterior.


Portal da Indústria

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page