Indústria calçadista enfrenta desafios no mercado internacional
- abrameq
- há 2 horas
- 1 min de leitura
Em agosto, as exportações do setor somaram 7,64 milhões de pares, que geraram US$ 77 milhões, quedas de 0,5% em volume e de 9,1% em receita na relação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos oito meses do ano, foram embarcados 67,52 milhões de pares por US$ 651,1 milhões, incremento de 5,7% em volume e queda de 0,6% em receita no comparativo com o intervalo correspondente de 2024.
O resultado de agosto foi impactado fortemente pela performance nos Estados Unidos, principal destino internacional do calçado brasileiro. O país norte-americano responde por mais de 20% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados. A previsão é de que, em setembro, quando o mês inteiro estará sob a vigência da tarifa adicional, as perdas sejam ainda maiores.
A procura por novos mercados não está no horizonte dos empresários. De acordo com a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, o calçado exportado para os EUA, na sua grande maioria, é comercializado na modalidade private label, isto é, com a marca do cliente. “É um produto encomendado sob medida para cada cliente norte-americano. Esse produto, já produzido ou em produção, não pode ser facilmente redirecionado para outros mercados, nem mesmo ficar no ambiente doméstico. Seguimos trabalhando pela diversificação cada vez maior de destinos, mas o problema enfrentado com os Estados Unidos seguirá reverberando no setor”, explica a economista.
Jornal do Comércio
